Guia completo do LOW POO - tire suas dúvidas


    É uma técnica de lavagem dos cabelos com shampoos sem sulfatos, proporcionando assim uma limpeza mais suave que irá preservar a oleosidade natural da raíz às pontas. O termo “low” significa “pouco”, poo - shampoo, no sentido de menos abrasivo, menos agressivo na limpeza dos fios.

   Na técnica evitamos shampoos com sulfatos, Petrolatos e Parabenos.

Os shampoos com sulfatos fazem uma limpeza mais agressiva aos fios, que podem causar ressecamento e retirar a oleosidade natural dos fios. Mas você deve estar se perguntando como vou saber que um shampoo tem sulfato? Veja a tabelinha abaixo:


Você pode salvar a foto e consultar quando precisar. Assim não precisa decorar os nomes.

         Os shampoos sem sulfato fazem menos espuma, mas não necessariamente limpam menos por isso. Ele limpa bem os derivados de silicone, mas isso não acontece com os derivados de Petróleo, por isso estes são proibidos da lista. Com o tempo os componentes de Petróleo vão formando uma capa que envolve os fios, com o tempo isso vai acumulando e o cabelo não vai conseguir absorver outras substâncias e nutrientes. 



Os Parabenos são conservantes que utilizam na Indústria Cosmética para evitar a proliferação de microorganismos e garantir a vida longa de produtos. Os mais comuns são: propylparaben, metylparaben, etylparaben e butylparaben. Estes componentes estão presentes não só nos cremes para pentear, como em vários produtos do dia a dia como hidratantes , desodorantes, etc. 

Há uma discussão que uso de parabenos possa ser prejudicial a nossa saúde, ele não é proibido no low poo, mas muitas pessoas tem evitado ou reduzido o uso em função da preocupação com a saúde. 


Como começar:
   Antes de começar a técnica lembre-se de higinizar objetos como pentes, escovas, presilhas, etc.  No salão e em casa costumo usar álcool e depois lavar com detergente neutro. 
Comece lavando os cabelos com um shampoo com sulfato e sem petrolatos (pela última vez). Lave bem e se necessário repita a operação. Depois disso seu cabelo estará livre de resíduos e pronto para uma nova rotina de cuidados capilares. Se o seu cabelo ficar ressecado, pode começar com uma hidratação (já com produtos liberados para low poo).

Co- Wash:

Não é obrigatório fazer o Co wash a cada lavagem, você pode fazer só de vez em quando. Se quiser fazer sempre, use o shampoo sem sulfato pelo menos uma vez por semana. Se você está seguindo o low poo, não deve substituir o shampoo só por lavagem com condicionador, porque condicionador comum não é capaz de remover silicones insolúveis dos fios.

Hidratações, Nutrições e Reconstruções: 
Você pode lavar o couro cabeludo com shampoo antes das etapas para o cabelo absorver melhor aos tratamentos ou você pode seguir o co-wash. Isso é opcional, tente as duas técnicas e observe qual tem um resultado melhor para o seu cabelo.

Opções na hora de lavar os fios:

:- Shampoo sem sulfato + condicionador com função co-wash
- Condicionador co-wash + outro condicionador para low poo
- Shampoo sem sulfato + condicionador (opção mais fácil e importante de todas. Faça pelo menos uma vez por semana para evitar o acúmulo de resíduos nos fios.


   A técnica Low Poo e No Poo é ideal para cabelos crespos e cacheados que são os que mais sofrem com o ressecamento, por isso as técnicas Low Poo e No Poo tendem a funcionar melhor para esses cabelos.  Eu já tentei a técnica Low Poo para o meu cabelo e ficou super oleoso (apesar dele ser bem seco nas pontas).

  Começando essa técnica ou o No Poo seu cabelo pode precisar de tempo para se acostumar aos novos produtos. Por isso, leva um tempo para ver realmente o resultado.

                                       Vamos as indicações de produtos:



Shampos

Condicionadores

Cremes para pentear
Máscaras de tratamento



Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo