Guia do Cabeleireiro Iniciante: Tipos de escova: Definitiva, Progressiva, Marroquina, Chocolate, Inteligente, etc.

No mercado encontramos diversos tipos de Escovas, verifique sempre se o produto é registrado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária- Ministério da Saúde), como determina a lei nº6.360/76.

Escova Progressiva
 
A técnica foi batizada com este nome, pois o efeito tende a alisar mais a cada aplicação.

Para cabelos muito cacheados ou afros ajuda a reduzir o volume e domar os cachos mas não alisa.
Dura de 30 a 40 lavagens ou cerca de 3 meses, quando a raiz crescer.
Pode demorar cerca de 3 horas o processo.

Saiba que se você colorir os cabelos, faça uma pausa de 15 dias antes ou depois da escova progressiva. Ela pode desbotar um pouco os fios. Cuide dos fios antes e após a escova com hidratações semanais e reconstruções quinzenais para manter os fios saudáveis.

Cuidados para prolongar o resultado da escova progressiva:
- Não prenda o cabelo ou enrole por 3 dias após o procedimento para ele não ficar marcado.
- Use shampoos com PH neutro, pode ser um infantil ou um especifico para cabelos com progressiva.
- Não use shampoo anti resíduo, porque uma limpeza mais profunda pode retirar a escova.
- Ao fazer escova, use protetor térmico para proteger os fios.

Escova Definitiva (Tioglicolato de Amônia)

Também conhecida como alisamento japonê, escova permanente e reestruturação térmica.
Ela tem esse nome porque dá um liso definitivo e só quando vai crescendo os fios naturais é que precisa refazer. Dura mais tempo que a progressiva, isso porque ela muda a estrutura interna do fio.O cabelo precisa estar saudável para o procedimento.
Pode durar cerca de  6 meses.

Atenção: Faça um teste de mecha para analisar se os fios resistem a química e verifique a saúde dos fios. Faça uma cauterização antes.
Prefira as chapas de porcelana para o procedimento, já que as de metal podem queimar os fios ao entrar em atrito com a amônia do produto.
Pode durar de 4 a 6 meses.


Escova Inteligente (também conhecida como Escova Alemã)
É parecida com a escova progressiva, mas permite que os fios sejam lavados no dia do tratamento. Ela dá resistência aos fios, revitaliza cabelos danificados, hidrata, reduz o volume dos cabelos e alisa de forma que parece natural (não aquele chapado da progressiva). Em cabelos crespos deixam os cachos domados. Ele contém queratina e menos de 0,2% de formol.
Pode durar de 2 a 3 meses.


Escova Marroquina
A fórmula contém 0,2% de formol, proteínas da seda, argila, cacau e queratina. A queratina sela a cutícula, evitando as pontas duplas e dando maior durabilidade ao efeito da escova. Alisa e hidrata profundamente os fios. A diferença dela para as outras é que por usar um neutralizante o que permite que você possa prender o cabelo no mesmo dia ou lave eles no dia seguinte.
Pode durar de 3 a 4 meses.


Escova de Chocolate
O efeito depende do fio de cabelo, em cabelos ondulados deixa mais liso e em cabelos crespos ajudam a definir e domar os fios. Ela hidrata, diminui o volume e revitaliza os fios. Dá um efeito mais natural. A durabilidade é de cerca de 3 meses, para prolongar o efeito faça hidratações e cauterizações.

Atenção: Cabelos loiros não devem fazer essa escova.

Escova de Morango
É um tratamento ideal para cabelos mais rebeldes, ondulados ou que fiquem armados. Essa escova ajuda a controlar o volume, tira o frizz, dá mais brilho, maciez e fortalece os fios. O resultado é um pouco mais suave que a escova de chocolate.
Dura em torno de 3 meses, é preciso ficar 2 a 3 dias sem prender os fios e lavar.


Espero que tenha ajudado um pouco vocês, quem tiver alguma dúvida pode mandar um recado pela página do facebook que eu respondo vocês.

Beijos!

2 comentários

  1. Rs Ameii o post faço progressiva sou loira e isso dá um trabalho, Dicas maravilhosas.
    Amei o blog beijoos
    www.tachick.com.br

    ResponderExcluir

Topo