Projeto Rapunzel: Como estimular o crescimento dos fios + Receitas Caseiras

Ter cabelos longos, nem sempre é uma tarefa fácil. Para os cabelos crescerem é preciso ter paciência. OS cabelos crescem cerca de 1 cm por mês, siga as dicas para acelerar os crescimentos:

- Mantenha o couro cabeludo limpo, não deixe resíduos de shampoo ou condicionador, remova todo produto. Se usar defrizante, leave in, creme para pentear, evite passar perto da raiz porque isso pode causar caspa e seborreia bloqueando os foliculos (impedindo assim de crescer).

- Ative sua circulação sanguínea. Quando lavar os cabelos faça por alguns minutos movimentos circulares no couro cabeludo. Faça disso um hábito, você também pode fazer isso antes de dormir.

- Beba bastante água e coma alimentos ricos em vitamina A (leite e derivados, fígado e cenoura), C (laranja, limão, mexerica, etc.), E (ovo, leite, etc.), F (óleos vegetais), além de zinco (carnes). Você também pode adicionar essas vitaminas no seu shampoo, condicionador ou máscara de tratamento.

- Faça umectação Capilar com óleo de soja, ele é rico em vitamina E que é bom para os fios. Esquente o óleo até ficar morno, espalhe por mechas, enluvando. Deixe por 2 horas ou durma com ele no cabelo, evite passar perto da raiz. Lave bem depois até remover completamente o óleo. As indianas tem aqueles cabelos longos por usar esse método para hidratar os fios.

- Produtos com fórmula de Alecrim e Jaborandi são ótimos para o crescimento, pois estimulam a corrente sanguínea.

- Tônicos são ótimos para ajudar o crescimento, deixar os fios mais fortes e evitar quedas.
Tônico de Alho: É para ser usado 3 vezes por semana, passe na raiz e deixe por no mínimo 2 horas (ou durma com ele e lave no dia seguinte). Tem um cheiro de alho bem forte, mas depois acostuma.
Tricofort: É um líquido verde com um pó no fundo, tem que sacudir antes de usar, você deve passar toda vez que lavar o cabelo, somente na raiz. Tem um cheiro de mato, depois some.


Receitas Caseiras

Óleo de Rícino é ótimo para o tratamento dos fios, também pode ser usado na sobrancelha para estimular o nascimento de fios. Ele ajuda a combater a calvície e a queda de cabelo. Pode ser usado em uma Umectação Capilar ou misturado em uma máscara para hidratar (pouco porque ele é um produto gorduroso). Você encontra ele em fármacias.

O Vinagre restaura o PH natural dos fios e sela as cutículas. Deixa os cabelos mais fortes e ajuda a limpar o couro cabeludo (remove todos os resíduos, desobstruindo os poros). Você pode misturar meio corpo de vinagre + 2 colheres de chá de alecrim e passar nos fios para uma limpeza. Ou Misturar 1 copo americano de vinagre e 2 de água para enxaguar os fios.

O Alecrim ajuda a fortalecer os fios e nutrir, diminui a queda e ajuda a hidratar os fios. Misture 2 colheres de chá de folhas de alecrim e 200ml de água (1 colher a cada 100ml), passe e massageie a mistura no cabelo e couro cabeludo. Por ser um produto não oleoso e sem cheiro forte você pode deixar no cabelo até a próxima lavagem.

O Óleo de Coco ajuda no crescimendo, dá brilho, hidrata o cabelo e ajuda no combate a caspa. Aqueça o óleo por cerca de 10 a 15 segundos, aplique no cabelo (a partir de 3cm de raiz mais ou menos até as pontas), deixe agir por meia hora, então retire com água fria e passe shampoo 2x. Use duas vezes por semana.

Se os fios estão demorando demais para crescer pode ser por causas emocionais, problemas de circulação, alterações metabólicas ou descontrole da glândula sebácea. Os fatores externos também inluenciam, por isso cuide da saúde dos fios, evite químicas demais. Alguns cabelos dão impressão que não estão crescendo, mas na verdade eles estão quebrando nas pontas. 

Investigue por 2 meses, meça o cabelo, tire foto e se não crescer nada procure um dermatologista para investigar a causa.

2 comentários

Topo