Qual a função de cada ingrediente no cabelo? Qual é o melhor para o meu cabelo?

Oi Lindonas,
Ao ir comprar produtos para o cabelo, vemos muitas opções: Queratina, Chocolate, Ceramidas, mas para que serve isso e qual a diferença? Qual é o melhor para o meu cabelo? Continua lendo que eu te conto! 


Aloe Vera (Babosa) : É ideal para cabelos secos e mistos. Ela é um hidratante, age na parte interna dos fios, restaurando a umidade natural dos fios.

Ceramidas: Pode ser boa para todos os tipos de cabelo. Fecham as cutículas e eliminam a aspereza dos cabelos, deixando-os com brilho e sedosos.

Complexo de vitaminas (A + C +E): Todos os tipos de cabelo. Possui propriedades nutritivas, antioxidantes e condicionadoras.

Chocolate: Deve ser usado somente em cabelos mais escuros, loiras devem evitar. Ele é bom para quem tem os cabelos mais secos porque a Manteiga de cacau contém vitaminas hidratantes, sais mineras e açúcares que ajudam a hidratar os fios, nutrir e condicionar os fios.

D- Panthenol: É bom para todo tipo de cabelo, tem um pequeno tamanho molecular, assim penetra na raiz do cabelo, reduz a formação de pontas duplas e aumenta a espessura da fibra capilar.

Extrato de tutano de boi: É bom para os cabelos secos e cabelos danificados. Restaura o fio, dando aos fios maciez e hidratação.

Extratos Vegetais: Todos os tipos de cabelo podem usar, dão suavidade ao fio e hidratam.

Lanolina: Ideal para cabelos oleosos e mistos (com a raiz mais oleosa). Repõe lipídios, responsáveis pela lubrificação natural da fibra capilar e pelo brilho. Oferece suavidade e maciez. 

Mel: É bom para os cabelos secos, hidrata, é emoliente, condicionante e nutre os fios.

Manteiga de Karité: É bom para todos os tipos de cabelo. É um umectante, ajuda a equilibrar a oleosidade natural dos fios, sem dar oleosidade excessiva, promove suavidade, maciez e nutrição.

Óleo de amêndoas: É um poderoso emoliente da fibra capilar. Também é bom usar nas pontas do fios quando as pontas ficam ressecadas.

Óleos Vegetais: Bom para cabelos secos. Dão brilho, hidratação e maciez.

Óleo Semi di Lino: Todos os tipos de cabelos podem usar. Ele cria uma leve película revestindo os fios, deixa os cabelos com mais movimento e dá brilho.

Pantenol: Todos os cabelos. Dão brilho e maciez ao fios. Também auxiliam no fortalecimento capilar. 

Proteína do Leite: Todos os tipos cabelos. Possui ativos restauradores, hidratantes, nutrientes, amaciantes e condicionantes para o cabelo. Por ser um composto rico em carboidratos, sais minerais e aminoácidos.

Proteínas (trigo, seda, etc.): Todos os tipos de cabelos. Reparam as escamas de queratina do cabelo, nutrem, protegem, controlam o volume, revitalizam e repõe a massa do fio. Auxiliam na retenção de água nos cabelos, dão maior flexibilidade e penteabilidade.

Queratina: Todos os tipos de cabelo. A Queratina é usada na reconstrução dos fios, onde houve rompimento da cadeia peptídica. Reequilíbrio do teor de água e distribuição de cargas elétricas. Ela deixa o cabelo saudável, resistente e bem tratado. Porém, em excesso causa endurecimento e quebra do fio.

Vitamina A: Ideal para cabelos secos. Estimula o folículo piloso dando mais oleosidade. Promove a nutrição capilar.

Vitamina E: Todos os tipos de cabelo. Previne o envelhecimento, impede a desidratação dos fios, evita danos celulares.

Espero que isso ajude a vocês escolherem o produto ideal para seu tipo de cabelo. Tem muitos nutrientes, proteínas, etc... Também pode ajudar você a escolher os produtos certos para montar o seu Cronograma Capilar ou Projeto Rapunzel com produtos ideais para o seu cabelo.

Beijos




12 comentários

  1. Muito legal esse explicativo, eu não tinha idéia do chocolate por ex, nem sabia dos benefícios, como meus cabelos são escuros posso usar ele....eu uso o bepantol líquido na hidratação, ele é ótimo tb...adoro o efeito nos fios,...bjs linda

    http://rosianesbarros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei!

    http://blogdamiihs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoro de paixão os produtos com ceramidas e o que o meu cabelo gosta.

    Bjs

    quantagordice.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. sua postagem caindo como luva as minhas necessidades do momento! amei!

    http://psychowishes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei saber um pouco mais, faço uso de D Panthenol *--*

    beijooos, ótimo post e lindo blog

    www.belavaidade.com

    ResponderExcluir
  6. Esse post é muito útil, Mari! Adorei as dicas! Vou procurar algo com Lanolina pra mim!

    http://priesmaltes.blogspot.com.br

    Beijinhos da Pri!

    ResponderExcluir
  7. Amei demais esse post... vou decorar todinho, morria e não entendia direitinho o que servia pra quê!
    Beijão
    www.doce-feito-pimenta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Mari adorei o seu blog, justamente falamos de cabelos neah?!
    Que bom que usa o jato frio direto, vou passar a fazer isso.. rs
    Adorei o seu post, eu gosto de ceramidas e vitaminas!

    http://pamlepletier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. ótimo post!
    geralmente as pessoas ficam perdidas na perfumaria a procura de algo pra seu cabelo mas não sabem o que comprar,vale a pena salvar no celular suas dicas para não passar aperto!
    beijos!
    http://www.blogcaprichoebeleza.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiee flor, retribuindo :)
    Muito legal o post... amei o seu blog.
    Bjoness

    http://coisitchasdare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. AMEI esse post. Quer dizer?! Qual o problema das indústrias dos cosméticos explicarem assim dessa forma simples não é? HIHAEIAHEIHAiehihaIEHIAhaeiehiHEI Parabéns, facilitou muito a minha vida! \õ

    ResponderExcluir

Topo