Relato de Amamentação - Dedicação, Amor e Saúde

Meninas esse é uma postagem diferente das que costumo fazer aqui, como algumas na enquete disseram que queriam saber mais sobre mim, isso também faz parte de mim, da minha história como mãe e um desabafo.

Quando eu estava grávida, a minha médica (que por sinal, não era grandes coisas) não me preparou para o ato de amamentar, não me disse nada de como me preparar para amamentação. Procure informação, assim seu bico não vai rachar, não vai ter machucados.



O Miguel nasceu com 39 semanas, por meio de uma desnecesárea (cesariana desnecessária, mas essa história fica para outro Post). Ele nasceu, a pediatra me mostrou, levou para fazer aqueles primeiros exames, me mostrou por uns 2 minutos, tirou foto e levou embora. A médica fechou a barriga, ficaram duas enfermeiras, me levaram para uma salinha e me esqueceram por lá por um tempo (uma hora ou mais). Quando fui para o quarto ele já estava de banho tomado, no colo do pai, tentei pegar, mas não podia sentar por causa da cirurgia, a primeira vez que tentei amamentar foi muito difícil porque não tinha posição deitada, estava anestesiada e não conseguia segurar ele sozinha.

Amamentava e ele chorava. A enfermeira veio, espetou o dedo do pé dele e disse que a glicose estava baixa. Deram leite artificial para ele, NAN no copinho. Amamentava e nada... sempre davam NAN. Olha que na maternidade de lá falavam que apoiavam a amamentação. Falei para minha médica quando ela foi me ver no dia seguinte e ela me passou um remédio que espirrava no nariz. Era só uma borrifada, dei duas para garantir (era um spray nasal). Fui para casa, tomei canjica, litros de água, sempre tomava um copo de água antes de amamentar, tenha sempre uma garrafinha de água por perto que ajuda muito. O leite começou a descer, mas o bico rachou. Ficou machucado, sangrou, doía muito, mas por ele faria tudo de novo. Estava disposta a amamentar. Passava pomada Bepantol Baby, revezava entre um seio e outro. Com uma semana melhorou. 

Quando ele tinha uns 2 meses falei para pediatra que senti uma diminuição na produção de leite e ela me passou cápsulas de Alfafa pela homeopatia. Tomava 2 cápsulas por dia e comecei a ter muito mais leite.

Ele chorava muito a noite, mas não era de fome, era cólica, fazia massagem na barriginha ara soltar os gazes e melhorava.

Meu filho engordava mais de 1kg por mês, por causa do meu leite, ver ele crescendo assim por minha causa foi algo maravilhoso. Deus me fez mulher e perfeita para essa função. Não existe leite fraco, por séculos os bebês se alimentavam assim, o leite artificial não está nem 100 anos no mercado. A diferença é que quando uma mulher não queria amamentar antigamente dava leite de vaca ou de cabra.

Vantagens de Amamentar:
- Tem diminuição mais rápida do volume do útero, corre menor risco de hemorragia no pós-parto, ter anemia, contrair câncer de mama e de ovário, é menos propensa à osteoporose, volta ao peso normal mais rapidamente (Emagreci os 20kg que ganhei na gravidez só amamentando, com 3 meses já tinha perdido tudo).

- O leite materno contém nutrientes e enzimas com substâncias imunológicas que protegem o bebê (Ele nunca ficou doente, sempre foi muito saudável).

- Cria um vinculo afetivo entre mãe e filho.

- O leite materno protege contra doenças alérgicas, diversos tipos de câncer, desnutrição, diabetes mellitus, doenças digestivas, doenças crônicas como osteoporose, doença cardiovascular e ateroesclerose, obesidade, meningites, sarampo e outras doenças infecciosas, doenças respiratórias e otites, doenças do trato urinário e cáries. 

- Promove melhor desenvolvimento neuro-psicomotor infantil e cognitivo, aumenta o QI, promove melhor padrão cardiorrespiratório durante a alimentação, melhor resposta às imunizações e melhor equilíbrio emocional.

-  E ainda tem o fator econômico. O leite que a mãe produz é suficiente para alimentar o filho até os seis meses de idade, sem necessidade de gastos com água, gás, bicos, mamadeiras, sabão, açúcar, embalagens etc. O leite materno é de graça e está pronto para servir a qualquer hora! Uma lata de Nan que é o mais caro, pode custar mais ou menos 50 reais, não sei quanto tempo dura, mas gostaria de fazer uma conta para saber o quanto economizei.

Falar que você só amamenta por que está na moda é ridículo. Por séculos as mulheres amamentaram e o leite era suficiente. Amamentar em público não é motivo de vergonha.
Amamentar não faz o seio cair, não vale a pena deixar de amamentar por vaidade.

Amamentei  exclusivamente até os 6 meses (não dava água, suco, nada, só peito), continuei amamentando até 1 ano e 10 meses, doeu mais em mim do que nele. Senti muita falta. Não pegou chupeta, nem dedo.


Olha ele com 4 meses, isso tudo é só leite materno, rs. Ele apoia a amamentação.
Foi um relato e um desabafo também já que escutamos muita coisa absurda por ai. Que amamenta só porque está na moda (até uma revista famosa que diz sobre pais e filhos que disse isso). Vão dizer que seu bebê está chorando de fome, que seu leite não é suficiente, que amamentar em público é vergonhoso, se amamentar uma criança com mais de um ano então vão te chamar de doida para tirar o peito logo. Não dê ouvido para essas bruxas, siga o seu coração e seu instinto materno como eu fiz. Sempre vou querer o melhor para o meu filho.

Desculpa o texto longo, foi um desabafo. Sei que algumas pessoas podem ler e criticar. Sei que isso foi o melhor para ele e para mim também. Não me arrependo em nenhum momento.

beijos





16 comentários

  1. Ótimo post e parabéns pela iniciativa.
    Ainda não sou mãe, mas com certeza assim que eu tiver um filho vou amamentá-lo .
    Esse é o papel da mãe, sempre com muito amor, proteção e cuidado!

    Beijos, seu bebê é lindo!
    http://www.annacaarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei muito lindo o seu bebê, parabéns. Fico feliz por ter dado certo! Muita paz, saúde e felicidade para a família de vocês..
    Ótimo post, amei!

    Um grande beijo

    www.sentimentosingelo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, é qdo a gente quer mto uma coisa ela dá certo, insisti muito rs :D
      bjos

      Excluir
  3. Adorei seu relato e fiquei feliz por existirem pessoas que dão o valor merecido à amamentação! Seu príncipe é lindo!! Parabéns!

    http://priesmaltes.blogspot.com.br

    Beijinhos da Pri!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, acho que as pessoas meio que se perderam no meio de tanta tecnologia, a amamentação não abri mão, é mto importante.

      bjoos

      Excluir
  4. Muito importante amamentar,eu infelizmente não consegui,passei por muito extress e com menos de um mês já não tinha leite suficiente para ele,infelizmente meu médico não me receitou nada,disse que era natural e me indicou dar NAN ...tentei mais uma semana mas o leite não descia aí substitui de vez!,um bom médico é muito importante para nos orientar,na segunda gravidez eu já tive acesso a mais informações e amamentei melhor!
    bjos!
    http://caprichoebeleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi linda, que lindo sua história, seu bb é lindo demais, eu amamentei tb meus filhos, é tão importante o leite materno, hoje muitas mãezinhas não gostam de dar de mamar preocupadas com o aspectos dos seios e tudo mais, amamentar tras tantos benefícios pra nós que nem damos valor, mas que bom que vc fez o certo...parabéns.

    http://rosianesbarros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Otimo post Mariana, concordo com você, cada mãe tem que seguir seus instintos.

    ResponderExcluir
  7. Mari eu amei esse post.
    Eu apoio incessantemente a amamentação e também não recebi orientação nenhuma nem da médica e nem na maternidade mas me virei e amamentei até quando tive leite. Infelizmente não durou muito tempo, mas se dependesse da minha vontade teria amamentado meu pequeno até quando ele quisesse mamar.

    Não existe leite fraco, não existe 'o bebê precisa de água, chá, suco'... esses mitos são tristes demais.

    Fiquei triste pela sua desnecesarea! Uma agressão a vc e ao seu filho. É triste como eles optam pelo mais fácil, e depois do processo que sofre é a mamãe que tem que dar conta do bebê e do seu corpo mutilado.

    Seu bebê é lindo demais! Parabéns pelo relato!
    Beijão
    www.doce-feito-pimenta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, bem informado e legal você compartilhar esse historia com a gente. É bom se preparar pra uma coisa linda como essa e o leite da mãe é muito importante nos primeiros meses de vida. Amei seu blog flor e já estou seguindo, Beijão e tudo de bom pra você e seu filhote *-*

    Facebook: Teorema de Mary
    Blog: Teorema de Mary

    ResponderExcluir
  9. meu leite secou com 15 dias do parto
    não sei o porque...acho que não produzia muito.

    Bjos

    perdidanaperfumaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu diminuiu muito tbm, no começo tinha mto pouco, tomei remédio ainda no hospital, depois com a homeopatia tomava cápsulas de alfafa o q ajudou mtooo, produzi mto leite depois disso

      Excluir
  10. Aah que lindo sua història,minha mãe não tinha bico dai agente nem amamentou ela fez de tudo mais não teve jeito ! Muito lindo seu bebe mari.

    http://meumundinhoodemenina.blogspot.com.br/?m=0


    ResponderExcluir
  11. Mari, adorei seu desabafo. Realmente hoje em dia muitos médicos acabam esquecendo de passar algumas informações básicas, que são de extrema importância para as futuras mamães. Mas graças a Deus deu tudo certo com você e o seu pequeno, que por sinal é lindoo!!

    www.maribelezapura.com

    ResponderExcluir
  12. Seu bebe é lindo e gostei do seu desabafo,amamentar é indispensável toda criança deveria ter o direito e toda mãe o dever de amamentar como vc disse é muito importante para o bebe,já fui baba e sei o quanto isso é importante cuidei de um pequeno deste seu primeiro dia em casa depois da maternidade e quando a mãe saia deixava o leite em pequenos frascos..

    ResponderExcluir

Topo