Escovas que alisam: Sonho ou Pesadelo?

Oi meninas, tudo bom?
Acho que todo mundo (que não tem o cabelo liso natural) já experimentou algo seja para alisar, tirar frizz ou volume. Eu mesma antes de fazer curso de cabeleireiro fiz muita coisa errada no cabelo, rs. O texto ficou grande, mas é que quis falar um pouco de cada produto que você encontra no mercado. Espero que gostem ! :D

Vamos conhecer mais sobre cada uma:

Escovas sem formol: Detesto esse nome, não diz do que é, só que é sem formol... Mas aqui vou falar da Carbocisteína (que nos engana). Ela era usada como xarope também, você pode ver a bula clicando aqui.

"A carbocisteína é uma substância à base de aminoácidos e vegetais, é derivada do aminoácido L-Cisteína, um dos aminoácidos que compõem a queratina natural do nosso cabelo."

As escovas com Carbocisteína dizem ser compatíveis com todos tipos de química e é MENTIRA. Prestem atenção meninas, não arrisquem!  A carbocisteína pode não alisar na primeira aplicação, só depois da segunda.
Reações capilares:
Tioglicolato, Hidróxidos e Henê:  Você faz a escova com carbocisteína por cima do relaxamento, mas depois não pode fazer relaxamento em cima da carbocisteína por que o cabelo cai.
Luzes: Se você fizer dependendo da água oxigenada (se for alto seu cabelo pode não aguentar), na hora de descolorir vai ficar laranja. Recomendo que use água oxigenada de até 20 volumes por segurança.

Escovas com formol: Já fiz uma vez, alisou o cabelo, tirou o frizz, mas depois de um tempo ficou bem seco o cabelo. Tem que hidratar toda semana, colocar uma ampola de vitamina no condicionador, tudo que dê um help para o cabelo. Na hora da aplicação meu olho ardia de lacrimejar, tive rinite alérgica depois...(na época que fiz era liberado e usavam quantidade maior de formol).

Atenção : "O uso do formol como alisante capilar NÃO é permitido pela Anvisa, pois esse desvio de uso pode causar sérios danos ao usuário do produto e ao profissional que aplica o produto." Saiba mais...

Escova com Glutaraldeído: Com o formol proibido por lei, alguns salões estão usando glutaral, substância 10 vezes mais forte, que esteriliza material hospitalar. Se esteriliza até material hospitalar você imagina o que pode fazer com a sua saúde!

“Esse produto é extremamente tóxico. É usado na desinfecção hospitalar e veterinária. É tão tóxico que os profissionais que o usam em ambiente hospitalar, por exemplo, devem usar roupas especiais, luvas, capa e máscara para evitar o contato e a inalação. E a máscara deve ser a indicada para gases químicos. As comuns não servem”, alerta a médica Maria Fernanda Gavazzoni, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Relaxamentos: Não fazem mau a saúde, a desvantagem é a compatibilidade com outras químicas.

Henê: É aquele que algumas mulheres compram, aplicam em casa, ficam o dia todo e esquecem dele no cabelo (o que acho quase um suicídio capilar). O henê deve ser aplicado raiz, comprimento e ponta na primeira vez. Depois somente na raiz, ele age como deposito, por isso deixa o cabelo com o aspecto mais duro, sem movimento. Para colorir os cabelos alguns tem a cor preta que alisam e tingem. Também pode usar Henna.

Hidróxidos Sódio e Guanidina: São compatíveis com hidróxidos, para tingir os cabelos só com tonalizantes, porque é incompatível com colorações com amônia.

Tioglicolato: Compatível com colorações com amônia, desde que a água oxigenada seja até 20 volumes. Um alisamento térmico feito com ele, fica liso na primeira aplicação. Já fiz também, minha impressão é que alisa, porém dá uma ressecada (meu cabelo é bem seco no comprimento as pontas).

Dica:
Então meninas antes de fazer qualquer procedimento químico nos cabelos recomendo uma reconstrução para ter certeza que seu cabelo não vai ficar detonado. Se você não gosta de ficar fazendo hidratações, cauterização, reconstrução, etc.. ficar cuidando do cabelo eu recomento que não faça. Porque é uma falsa ilusão isso, que cabelo liso não dá trabalho (só liso natural né rs), porque é necessário um amor e dedicação para que ele esteja sempre lindo, brilhante e saudável.

Quando forem fazer a um salão, sempre perguntem do que é o produto. Muitas pessoas fazem e nem sabe o que é! Sempre peça para ver a embalagem para ver se é um produto liberado pela ANVISA.

Espero que gostem, beijos!

8 comentários

  1. Meu cabelo é rebelde com causa rzs... Pois não faço nada dele... Não aliso, não hidrato, não uso químicas rzs... Adoro ele rebeldão... Mas achei suuuuper válida as dicas, pois muitas meninas se enfiam em cada enrascada para obter os fios lisos... bjk
    Wiccas

    ResponderExcluir
  2. Eu já usei escova progressiva por alguns anos..... Hoje me livrei dela, não tenho mais resíduo no meu cabelo. como uso descoloração cheguei a conclusão que judia muito e optei só pelas luzes.
    Bjoks
    **CB**

    ResponderExcluir
  3. Eu não uso nenhum tipo de escova ou progressiva e ainda sou contra ao uso.
    Eu tenho uma parente que ficou careca pelo uso incorreto do henê ...

    Bjs!!!

    Blog Make-Lovers| Fan Page | Twitter

    *CB*

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre pensei em fazer progressiva , mas nunca fiz , prefiro ficar na chapinha mesmo , como sou muito alérgica tenho medo ,e como também já tive cistos no couro cabeludo fico com mais medo ainda
    bjs
    CB
    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
  5. Eu uso escova sem formol, uso o Sleek da Tutanat, depois dele usei alguns outros que simplesmente não gostei, não me dou com o formol, nem um pouquinho, realmente tenho alergias, mas essa escova progressiva super se dá com meu cabelo e alisa progressivamente, é vdd que não deixa aquele cabelón de primeira, mas não me faz mal.

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari! Graças eu consegui largar qualquer química para alisar o cabelo. Já faz quase um ano que não faço progressiva, e como é difícil largar esses processos químicos!
    Era muito pratico realmente! Que sonho lavar os cabelos e não precisar fazer mais nada.
    Mas percebi que depois de um tempo os fios ficavam opacos, e fracos, e só melhoravam quando eu refazia o procedimento.
    Hoje a vida ta mais dura com o secador ao lado, mas percebi tb, que não gosto do cabelo liso chapado, que prefiro ele com um certo volume.
    Beijos!
    Blog Terapia Feminina
    Fã page do Terapia Feminina

    ResponderExcluir
  7. Eu fiz progressiva com formol uma vez, ele ficou lindo por umas semanas, mas depois começou a cair e ficar extremamente seco... depois disso nunca mais fiz química nenhuma, morro de medo, a única coisa que faço nele agora é o botox que super hidrata, fortalece o crescimento e dura aproximadamente 3 meses, amoo!

    Parabéns pelo post, bem explicativo. =)

    Beijos,
    vanessaduarte.com

    ResponderExcluir
  8. Mari, fiz a progressiva uma vez, mas sou adepta da chapinha não tem jeito... rs
    Beijos

    ResponderExcluir

Topo